O norte-americano Jason McCartney já tinha como “lembrança” da passagem pela 74.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta o triunfo na sexta etapa, mas hoje decidiu acrescentar-lhe a camisola de um velho ídolo, o português Joaquim Agostinho.

A situação insólita deu-se à partida para a décima e última etapa da Volta a Portugal: Jason McCartney, o simpático veterano norte-americano observava o stand de camisolas da Volta a Portugal.

Num primeiro momento, e numa escuta mais desatenta, a ideia que dava era de que o vencedor da sexta etapa queria levar para casa a camisola amarela, a mais apetecida pelo pelotão, mas a sua resposta imediata desfez qualquer dúvida: «Quero uma camisola do Joaquim Agostinho... foi um herói nacional, certo?».

McCartney, de 39 anos, lembra-se de ver o português na televisão, quando era miúdo e trabalhava numa loja de bicicletas e, por isso, no seu último dia em terras lusas quis levar uma camisola de homenagem ao antigo triplo vencedor da Volta a Portugal (1970-1972).

A amarela, pelo contrário, gostava de a ter conquistado na estrada, mas o balanço que faz da passagem pela prova portuguesa é a melhor.

«Foi uma grande corrida para a equipa, foi melhor do que esperávamos», reconheceu, referindo-se às três vitórias de etapa e aos três dias que Jay Thomson andou de amarelo.

A Volta a Portugal termina hoje, com a ligação de 149,5 quilómetros entre Sintra e Lisboa, onde o espanhol David Blanco deverá confirma a sua quinta vitória, um recorde na mais importante prova velocipédica portuguesa.