Depois das tiradas da Senhora da Graça e da Torre, Fernando Barbosa veio até ao Marquês de Pombal apoiar Márcio Barbosa (LA Antarte) e ver Hugo Sabido, companheiro do filho na equipa de Paredes, a ser o melhor português da 74.ª Volta a Portugal em bicicleta.

Na partida de Sintra, Márcio Barbosa ocupava a 17.ª posição e chegou a andar em fuga na tirada, cortando a meta em Lisboa em 23.º, mantendo o mesmo posto na classificação geral.

«Vim acompanhar o meu filho. Já fui à Senhora da Graça, Trofa, Fafe e depois à Torre e agora venho ao Marquês», disse à Lusa Fernando Barbosa.

Barbosa pai preferia que fosse o companheiro de equipa do filho a ganhar, enaltecendo todo o trabalho realizado por Hugo Sabido durante a Volta, mas considera que a “amarela” ficou bem entregue ao espanhol David Blanco.

«O favorito que eu tinha era o Hugo Sabido. Mas com o Blanco também está bem entregue», disse Fernando Barbosa, cujo filho foi 22.º na última edição da Volta, antes de voltar a sentar-se na relva do Marquês para esperar pelo pelotão.

Para Pedro Carvalho, amante do ciclismo e confesso cicloturista, que se destaca da multidão no Marques de Pombal pela indumentária velocipédica, lamenta que só se dispute uma Volta a Portugal por ano, considerando que dessa forma não se consegue divulgar a modalidade.

«Sou amante do ciclismo, pratico há muitos anos. Infelizmente só há uma Volta por ano. Se houvesse mais, eu lá estaria. A participação popular não anda muito longe do futebol, como se está a ver. E é uma pena que a televisão não promova mais provas para haver divulgação da modalidade. Se houver mais apoios haverá mais gente a pedalar», replicou o “jovem” de 77 anos.

Também Gonçalo Parreira, de 13 anos, que se encontrava na Avenida da Liberdade à beira da Estátua de Sebastião José de Carvalho e Melo com a família, vibrou a contar a experiencia que estava a viver.

«Já o ano passado estive presente. O Hugo Sabido esforçou-se, mas o David Blanco já demonstrou que tem muita qualidade e consegue ser o maior», afirmou Gonçalo Pereira.