O ciclista Sérgio Ribeiro (Efapel-Glassdrive) reconheceu hoje a derrota na camisola de pontos, prémio que ganhou nas duas últimas edições da Volta a Portugal em bicicleta.

«Se dissesse que fico extremamente contente com o resultado estou a mentir, mas os objetivos da equipa estão cumpridos», disse o ciclista, em Sintra, pouco antes de partir para a derradeira etapa da prova rainha do ciclismo português.

Depois de ter conquistado a camisola de pontos nas edições de 2010 e 2011, Sérgio Ribeiro foi este ano ultrapassado pelo sul-africano Reinardt Van Rensburg (83 pontos) e pelo camisola amarela, o espanhol David Blanco (67), ocupando a terceira posição com 66, embora para a contagem final ainda falte a etapa de hoje, que termina em Lisboa.

«Dificilmente vai haver alterações. Se tudo se mantiver como está, com chegada em pelotão poderei passar para segundo, tenho liberdade para ‘sprintar’», afirmou.

Sérgio Ribeiro explicou que a equipa tinha o objetivo de levar David Blanco à consagração final e que sabe qual era a sua posição na Efapel-Glassdrive.

«Sempre obedeci ao que me pediam para fazer. Fiz o meu trabalho em prol da equipa e fico satisfeito com o resultado. A amarela está na Efapel, temos a etapa dita da consagração. Pode acontecer algum azar, mas o objetivo é levar o Blanco até à meta nas melhores condições e se não houver qualquer azar ele vai sagrar-se campeão», afiançou.

Ribeiro revela que o espanhol que pode tornar-se pentavencedor da Volta é «um ciclista normal» e «um exemplo perante os colegas».

O vencedor da quinta etapa da Volta, em Oliveira de Azeméis, sai feliz da 74.ª edição com a conquista feita logo na primeira metade da corrida.

«Tenho os meus objetivos pessoais, não deu para os cumprir. Dei sempre o meu máximo, mas saio feliz com uma vitória da equipa», sublinhou.

No entanto, Sérgio Ribeiro reafirma que o seu objetivo «é e será sempre a camisola por pontos», mas nem por isso deixou de dar os parabéns antecipados a Reinardt van Rensburg.