O ciclista espanhol Alejandro Marque (OFM-Quinta da Lixa) tem hoje a sua jornada de consagração como vencedor da 75.ª Volta a Portugal, na décima e última etapa, com partida e chegada em Viseu.

Nos últimos 130 quilómetros da 75.ª edição, Marque, que tem quatro segundos de vantagem sobre o colega Gustavo Veloso e 50 sobre Rui Sousa (Efapel-Glassdrive), desfilará a camisola amarela, ganha no contrarrelógio de sábado, e beberá o champanhe reservado ao vencedor.

A “Alex”, que vai suceder ao compatriota e amigo David Blanco no historial dos vencedores, vão juntar-se os outros portadores de camisolas, nomeadamente Márcio Barbosa (LA-Antarte), líder da montanha, e Vladislav Gorbunov, líder da juventude.

Por decidir está ainda o dono da camisola por pontos, transportada por Rui Sousa, que tem três pontos de vantagem para Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa) e quatro para Edgar Pinto (LA-Antarte).

Na última tirada, o pelotão de 132 ciclistas vai enfrentar três metas volantes, localizadas em Tondela, São Pedro do Sul e Viseu, antes de passar sete vezes na meta, a última coincidindo com o final da décima e última etapa da prova que começou a 07 de agosto, em Lisboa.

O pelotão vai para a estrada às 13h30 e a chegada a Viseu está prevista para cerca das 17h00.