O ciclista espanhol Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa) vai estrear hoje a amarela na 76.ª Volta a Portugal, vestindo-a pela primeira vez antes do pelotão se fazer à estrada para a quarta etapa, que termina na Senhora da Graça.

Um dia depois de conquistar a camisola amarela no alto do Larouco, sem a poder vestir no pódio devido ao mau tempo que se fazia sentir, Gustavo Veloso vai receber a prova da sua liderança, em Boticas, antes do arranque da quarta etapa, marcado para as 12:00 horas.

Ao quilómetro 32,7 quilómetros dos 192,5 que o pelotão tem a percorrer, os ciclistas vão encontrar a primeira contagem de montanha do dia, de segunda categoria, em Mosteiró de Cima, localizada pouco menos de 15 quilómetros antes da meta volante de Valpaços.

Antes da contagem de terceira categoria do alto do Pópulo (108,9 quilómetros), há mais duas metas volantes, em Mirandela (68,4) e Murça (99,1), com a corrida a seguir na direção da difícil subida ao Alvão (1.ª), concluída ao quilómetro 147,8.

Será esse o último teste antes dos momentos decisivos da quarta etapa, com a subida de mais de dez quilómetros desde o sopé do Monte Farinha, em Mondim de Basto, até ao topo da Senhora da Graça (1.ª).

Gustavo Veloso parte com 11 segundos de vantagem sobre o anterior camisola amarela, o seu compatriota Victor de la Parte (Efapel-Glassdrive). O melhor português é Edgar Pinto (LA-Antarte) na quarta posição, a 26 segundos.