Hugo Sabido (LA-Antarte) recusou admitir o fracasso na 76.ª Volta a Portugal em bicicleta, recordando que a Torre pode hoje provocar uma reviravolta na classificação geral.

Vice-campeão em 2012, Hugo Sabido chegou há um ano à prova rainha do calendário nacional com o estatuto de principal favorito, certificado pelo dorsal número um, mas viu uma arreliadora lesão afastá-lo da discussão.

Este ano, partiu para a Volta a Portugal assumindo a liderança repartida da LA-Antarte com Edgar Pinto e viu o colega "roubar-lhe" o protagonismo.

Questionado pela Agência Lusa sobre o que poderá ter corrido mal, Sabido foi claro: "Acho que este ano as coisas estão a correr bem, simplesmente a circunstância da corrida na Senhora da Assunção não foi a melhor e o facto de ter andado em fuga provocou-me um desgaste e no final cedi algum tempo. Nada que não seja recuperável na Torre".

Aos 34 anos, o ciclista de Oeiras nega que o seu corpo tenha cedido por uma segunda vez, garantindo que fez uma preparação normal para a Volta a Portugal.

"Estive fins de semana na serra, não estive semanas seguidas. Fui quatro vezes à Serra da Estrela treinar, mas tal como eu outros ciclistas o fazem. Alguns nem estiveram cá em Portugal, foram para serras no estrangeiro", defendeu.

Embora esteja na 22.ª posição, a 03.19 minutos da amarela de Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa), Sabido não atira a toalha ao chão, nem assume a derrota.

"A ambição de ganhar é sempre relativa. Obviamente que gostava de fazer pódio, era algo que estava na mente, mas, pronto, acho que ainda está tudo em aberto. Sou 22.º classificado neste momento, mas os tempos são curtos entre os 30 primeiros", notou.

Hoje, nos 172,5 quilómetros entre Belmonte e o alto da Torre (Seia), o vice-campeão pode fazer uma gracinha, embora admita que estará disponível para ajudar Edgar Pinto em tudo o que o seu companheiro precisar.