A Torre, ponto final da sétima etapa, vai hoje definir quais os verdadeiros candidatos a vencer a 76.ª Volta a Portugal em bicicleta e pôr à prova a liderança do espanhol Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa).

O camisola amarela vai partir para a etapa rainha da prova com 29 segundos de vantagem sobre o compatriota Luis Léon Sánchez (Caja Rural) e 30 sobre o terceiro classificado, o português Edgar Pinto (LA-Antarte).

Um dos momentos mais decisivos desta edição tem início marcado para as 12:15 em Belmonte, com o pelotão a entrar na Covilhã para passar na primeira meta volante (56,7) e logo de seguida começar a subir para as Penhas da Saúde, onde está instalada uma contagem de categoria especial (69,6).

Num permanente sobe e desce, o percurso apresenta novo ponto montanhoso, com a subida às Penhas Douradas a ser cotada como segunda categoria.

Ultrapassadas as metas volantes de Gouveia (124,5) e Seia (144,3), os ciclistas vão encontrar uma placa que indica o início de uma subida de quase 30 quilómetros, que só termina numa contagem de categoria especial no ponto mais alto de Portugal continental.