O ciclista espanhol Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa) tem hoje a sua jornada de consagração como vencedor da 76.ª Volta a Portugal, na 10.ª e última etapa, que liga a Burinhosa a Lisboa.

Nos últimos 167,1 quilómetros da prova, Veloso, que tem 2.01 minutos de vantagem sobre o português Rui Sousa (Rádio Popular-Onda) e 2.54 sobre o colega e compatriota Delio Fernández, desfilará a sua amarela e beberá o champanhe reservado ao vencedor.

Ao galego, que vai suceder aos amigos Alejandro Marque e David Blanco no palmarés dos vencedores, vão juntar-se os outros portadores de camisolas, nomeadamente António Carvalho (LA-Antarte), líder da montanha, e David Rodrigues (Seleção Portuguesa), líder da juventude.

Por decidir está ainda o dono da camisola por pontos, transportada por Gustavo Veloso, que tem 13 pontos de vantagem para Davide Vigano, o sprinter italiano da Caja Rural.

Na ligação entre a Burinhosa e Lisboa, o pelotão de 117 ciclistas vai enfrentar três metas volantes, localizadas em Óbidos, Loures e Lisboa, assim como uma contagem de quarta categoria em Serra da Vila, antes de passar três vezes na meta, a última coincidindo com o final da décima e última etapa da prova que começou a 30 de julho, em Fafe.