: Um talismã chamado Samuel Caldeira

O português Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa) é um talismã para os vencedores da Volta a Portugal em bicicleta, já que, em seis participações, ajudou a levar o líder da equipa à amarela em cinco ocasiões.

À partida para a décima e última etapa da 76.ª edição, na Burinhosa, a agência Lusa questionou o “sprinter” algarvio sobre um rumor que corre à boca pequena.

“É verdade que é um talismã?”. Samuel Caldeira sorriu, abanou a cabeça e reconheceu que nas últimas seis Voltas, foi obreiro do vencedor em cinco ocasiões: duas com David Blanco, no Tavira (2009 e 2010), uma com Ricardo Mestre (2011), também na equipa algarvia, outra com Alejandro Marque (2013) e a deste ano com Gustavo Veloso.

“Eles andam a comentar que para ganhar a Volta é preciso eu estar na equipa”, contou, referindo-se aos companheiros da OFM-Quinta da Lixa.

O corredor, de 28 anos, diz não acreditar que seja um fator de sorte para os seus líderes, defendendo sim que tem tido a sorte de estar em “grandes equipas”.

“Olhando para trás, vejo que dei passos arriscados que foram certos. Quando se ganha uma Volta a Portugal acaba por se dar valor ao facto de trabalhar bem”, considerou.

Caldeira assumiu à Lusa que não está arrependido de sacrificar os objetivos pessoais em prol de um líder, porque ver um colega de amarelo no final da maior prova velocipédica nacional faz com que tudo valha a pena.