O ciclista belga Gaetan Bille (Verandas Willems) vai partir esta quinta-feira para a primeira etapa em linha da 77.ª Volta a Portugal com a missão de defender a camisola amarela que conquistou no prólogo.

Um dia depois de Gaetan Bille ter vestido a primeira amarela em Viseu, os 137 ciclistas que compõem o pelotão desta edição têm pela frente 196,5 quilómetros entre Pinhel e Bragança, no regresso do nordeste transmontano à maior prova velocipédica nacional.

Pelo caminho, que vão começar a percorrer às 12:25 minutos, os corredores vão encontrar uma meta volante ainda em Pinhel, aos 17,5 quilómetros, antes de rumarem a Vila Nova de Foz Côa para a primeira montanha desta edição, uma contagem de terceira categoria (74,7), seguindo-se uma segunda categoria na Serra de Bornes (124,5).

Depois de passar duas metas volantes, a primeira em Macedo de Cavaleiros (141,3), a segunda em Bragança (181,9), o pelotão, provavelmente mais reduzido, passa uma primeira vez pela meta, antes da chegada, que está prevista para as 17:35.

O belga da Verandas Willems tem três segundos de vantagem sobre o segundo classificado, o campeão do ano passado, Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa), e nove sobre o seu colega e compatriota Dimitri Claeys.