O camisola amarela da Volta a Portugal, Gustavo Veloso, emocionou-se hoje ao elogiar o seu colega e amigo Delio Fernández, considerando que as equipas internacionais estão ‘cegas’ ao desperdiçar o potencial do ciclista galego.

“O Delio é um guarda-costas de luxo. Eu gostava que ele ganhasse mais alguma etapa. Se houvesse problemas entre nós os dois, hoje teria pedido ao Delio para ser segundo e ganhar as bonificações dele. Penso que não seria um bom colega se fizesse isso e a amizade entre nós é mais importante. Não precisamos nem de falar para saber o que há que fazer”, começou por dizer o líder da W52-Quinta da Lixa.

Sem esconder a emoção, Veloso lançou rasgados elogios ao seu número dois, que também é o segundo na geral da Volta a Portugal, defendendo que, mais cedo ou mais tarde, Fernández vai estar na discussão da prova rainha do calendário nacional.

“A única hipótese de isso não acontecer é que vá para uma grande equipa lá fora, que é o que ele merece, e em vez de discutir a Volta a Portugal esteja a lutar por corridas lá fora”, prosseguiu, antes de fazer um apelo: “Não sei se alguém de alguma equipa está a ouvir-me, mas têm um corredor muito bom aí. Eu já sou um velho, já sei que não conto para as equipas de fora de Portugal, não conto para nada. Mas têm um ciclista que está a entrar no melhor da sua carreira desportiva e estão a desperdiçar um grande potencial”.

O camisola amarela espera que “algum dia, alguma equipa” do primeiro escalão do ciclismo repare no corredor de 29 anos e lhe dê “a oportunidade que ele merece”.