Nelson Oliveira visitou hoje a 77.ª Volta a Portugal em bicicleta, aproveitando para rever velhos amigos e para confessar o seu desejo de, um dia, marcar de novo presença na prova rainha do calendário luso.

“É sempre bom vir rever velhos amigos que aqui tenho e o ciclismo português, que foi onde dei as primeiras pedaladas. Já aqui passei na Volta a Portugal em 2010 e é sempre bom recordar”, reconheceu à Agência Lusa o corredor da Lampre-Merida, à partida para a sétima etapa, em Condeixa-a-Nova (Coimbra).

Desde sempre no pelotão internacional, primeiro na Xacobeo Galicia, depois nas variantes da RadioShack e agora na equipa italiana, o bicampeão português de contrarrelógio esteve uma única vez na ‘Grandíssima’, em 2010, e não esquece a experiência.

“Gostei da Volta que fiz, foi a minha primeira Volta com mais de dez dias. Espero um dia poder participar em mais, mas agora não penso nisso. Prefiro continuar a fazer voltas a França”, assumiu aquele que é um dos oito ciclistas portugueses na primeira divisão do ciclismo mundial.

Um regresso ao pelotão nacional não é um projeto a curto prazo para Nelson Oliveira, que pondera encontrar no seu país o caminho para uma reforma tranquila.

“Quando as coisas estiverem mais calmas, queria voltar. Também não sabemos como o ciclismo português vai evoluir nos próximos anos. Eu esperava que nascesse uma equipa profissional continental, que fizesse provas lá fora, com as equipas do WorldTour. Para já isso não é possível e não quero pensar nisso”, completou.

A aproveitar uns dias de descanso, depois da participação na Volta a França, na qual foi o melhor português e deu nas vistas na etapa final, ao andar em fuga nos Campos Elísios (Paris), o corredor de Anadia ainda não sabe o que o espera nas próximas semanas.

“Aproveitei para parar alguns dias, a treinar, claro, mas sem grande carga. Para a semana vou até à Serra da Estrela, para o corpo se habituar ao esforço. Não sei se vou fazer a Volta a Espanha ou algumas clássicas”, disse, contando que desde que acabou o Tour tem recebido muitas demonstrações de carinho por parte do público português.