Os 40.41 minutos de que Gustavo Veloso precisou para confirmar que, no domingo, vencerá pela segunda vez consecutiva a Volta a Portugal em bicicleta, fizeram-se de fragmentos, preenchidos por lembranças queridas e difíceis, que lhe permitiram não desistir.

“Passaram-me muitas coisas pela cabeça. Nem sei dizer. Desde os momentos difíceis, ao trabalho dos meus companheiros”, começou por revelar à agência Lusa o camisola amarela.

Este sábado, o sempre imperturbável e racional Gustavo Veloso deu lugar a outra versão, com o ciclista da W52-Quinta da Lixa a falar com emoção dos 40.41 minutos que passou na estrada para cumprir os 34,2 quilómetros entre a Praia de Pedrógão e Leiria e para ‘agarrar’ definitivamente uma amarela que prendeu ao corpo desde a segunda etapa.

“Houve momentos em que me senti mal, mas pensei que não podia afrouxar depois de todo o trabalho que os meus colegas tiveram nesta Volta a Portugal. Lembrei-me dos meus filhos, da minha mulher, da minha família. Dos amigos”, contou.

Entre eles, como não podia deixar de ser, estavam Delio Fernandez, o seu companheiro na W52-Quinta da Lixa, e Alejandro Marque (Efapel), que estará no pódio de Lisboa como terceiro da geral. “Tenho amigos especiais”, acrescentou.

“Quando vais ‘a tope’ vêm-te à cabeça uma infinidade de coisas. São milésimos de segundo, fragmentos em que te lembras de tudo o que passaste, de todos”, explicou Veloso, já depois de, bebida a cerveja da ‘praxe’, ter aberto o sorriso que teimou em esconder desde 29 de julho, dia em que a 77.ª edição da prova rainha do calendário nacional arrancou de Viseu.

No domingo, os 132,5 quilómetros da décima e última etapa, serão os da consagração do galego, que parte de Vila Franca de Xira, em direção a Lisboa, com 2.21 minutos de vantagem sobre Joni Brandão (Efapel) e 2.28 sobre Alejandro Marque.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.