O português Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) assumiu hoje a ambição de vencer a 78.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, reconhecendo que a assiduidade no pódio lhe confere essa legitimidade.

"Já terminei cinco vezes no pódio e 13 vezes entre os 10 primeiros e isso dá-me legitimidade de tentar conquistar um bocadinho mais", afirmou Rui Sousa, em declarações à agência Lusa.

À margem da apresentação oficial da Volta, em Oliveira de Azeméis, onde arranca a prova na quarta-feira, com um prólogo, de 3,6 quilómetros, o corredor natural de Barroselas não rejeitou a responsabilidade de liderar a formação ‘axadrezada’.

“Estou cá com aspirações. Se calhar sou o mais velho do pelotão, mas chego aqui com o espírito de 20 anos e com a vontade de conseguir uma boa participação. Estou na melhor condição e gostava de ser eu a vencer”, frisou.

Poucos dias depois de completar 40 anos, Rui Sousa reconheceu a necessidade de o pelotão “tentar contrariar a teoricamente fortaleza da W52-FC Porto, que tem sido demonstrada ao longo do ano”.

“Se houver resistência [da W52-FC Porto] à força coletiva numa etapa como a que passa na serra da Estrela não será fácil, mas eu vou tentar”, vincou.

O também presidente da Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro adiou, mais uma vez, um possível abandono da modalidade.

“Não tenho nada definido, mas a tendência poderá ser para deixar de correr, mas o ciclismo tem de ser vivido ano após ano e logo decidirei”, admitiu.

A pouco mais de um ano de eleições, Rui Sousa salientou que a sua missão autárquica também lhe merece bastante atenção.

“É a outra guerra da minha vida, é uma União de Freguesias já com alguma envergadura populacional e que requer muito esforço, trabalho e dedicação. Eu, por exemplo, quase nunca descanso, a não ser nos últimos dias de preparação para a Volta”, rematou.