O Al Nassr está fora da Taça Asiática. A equipa orientada por Luís Castro, onde jogam os portugueses Cristiano Ronaldo e Otávio, perdeu nas grandes penalidades com o Al Ain. Nos 120 minutos, os sauditas venceram por 4-3 mas, no desempate por grandes penalidades, só CR7 marcou. O Al Ain converteu os três remates que bateu.

Depois da derrota na primeira-mão nos Emirados Árabes Unidos, a equipa saudita tinha de dar a volta em casa para se manter numa prova que aspira a vencer esta época, uma vez que o campeonato deverá ficar para o Al Hilal, de Jorge Jesus e Rúben Neves.

Sem Anderson Talisca, lesionado, o Al Nassr começou a ver a vinda a andar para trás quando se apanhou a perder por 2-0 em casa. Em Riade, o marroquino Soufiane Rahimi, que já tinha feito o golo solitário na primeira mão, marcou por duas vezes, aos 28 e 45 minutos, e deu vantagem folgada na eliminatória à equipa orientada pelo argentino Hernán Crespo.

Em desvantagem por três golos no conjunto dos dois jogos, foi já em período de descontos do primeiro tempo, aos 45+5, que Ghareeb reduziu para a equipa de Luís Castro, dando esperança aos sauditas de recuperam da desvantagem.

Na segunda parte, o Al Nassr, com uma entrada forte, chegou ao empate aos 51 minutos, com Otávio a entrar pela direita e cruzar forte, com o guarda-redes Khalid Eisa a intercetar a bola, mas em direção à sua baliza.

Aos 62 minutos, Cristiano Ronaldo teve nos pés o empate mas falhou de forma escandalosa. Na recarga a um remate que o guarda-redes contrário não segurou, o internacional português conseguiu o impossível: não colocar a bola no fundo das redes.

Viria a ser Alex Telles a dar vantagem aos sauditas no jogo, aos 72, fazendo o 3-2 e empatando assim a eliminatória, na marcação de um livre direto.

Com a eliminatória empatada, o jogo foi para prolongamento, altura em que Ayman viu o cartão vermelho direto, deixando os sauditas reduzidos a 10 elementos. Pouco depois, o Al Ain chegou ao terceiro, por Al Shamsi, aproveitando um erro incrível do guarda-redes Raghed Al Najjar, que não segurou um cruzamento fácil. Um frango monumental.

Quando se esperava a derrota, Cristiano Ronaldo fez o 4-3 final e o 4-4 na eliminatória, na transformação de uma grande penalidade, aos 118 minutos, numa falta sobre si na área contrária. O português marcou, pediu desculpas aos adeptos pelo seu falhanço anterior, o guarda-redes do Al Nassr ficou em lágrimas, ao ver o português salvar o jogo depois do seu 'frango'.

Nas grandes penalidades, o Al Ain marcou os seus três penáltis, enquanto sauditas apenas Ronaldo converteu, com Brozovic, Alex Telles e Otávio a falharem

O Al Nassr cai assim nos quartos de final da Liga dos Campeões Asiáticos.

Este foi o quarto jogo seguido sem vencer para o clube de Riade. Além da derrota e empate com o Al Ain na Champions Asiática, tinha perdido com Al Raed na liga saudita e empatado na mesma prova com o Al Hazm a quatro golos.

Na Liga, a equipa de Ronaldo, Otávio e Luís Castro é 2.º, já a 12 pontos do Al Hilal de Jorge Jesus e Rúben Neves, ao cabo de 23 rondas.

Nas meias-finais, o Al Ain vai defrontar o vencedor do duelo saudita entre o Al Hilal, de Jorge Jesus, e Al-Ittihad, com a equipa orientada pelo treinador português em vantagem depois de vencer em casa na primeira mão, por 2-0.

A segunda mão vai ser disputada na terça-feira e tem ainda como aliciante o facto de a equipa de Jorge Jesus procurar a 28.ª vitória consecutiva em jogos oficiais, que lhe permite ficar a solo com o recorde mundial.

O Al Hilal vai em 27 vitórias seguidas e já igualou o registo histórico dos galeses do The New Saints, conseguido em 2016/17.

*Artigo atualizado