O antigo capitão dos Palancas Negras, Fabrice Alcibíades Maieco “Akwá”, mostrou-se preocupado com o ataque da equipa angolana do Rrecreativo do Libolo na estreia na fase de grupo da Liga dos Campeões Africanos frente ao Espérance de Tunis, da Tunísia.

O craque que falava à Angop, por ocasião do sorteio da Confederação Africana de Futebol (CAF) disse que a equipa da Tunísia é um adversário forte, com uma regularidade na competição.

Segundo ele, Henrique Calisto, técnico português ao serviço do Libolo, fez um excelente trabalho na fase anterior, com um empate sem golos na Nigéria e vitória em casa por 3-1 diante do Enugu Rangers.

Também deputado na Assembleia Nacional, Akwá salientou que o Esperance de Tunis é o favorito do Grupo B da Champions Africana, mas na partida que pode ter lugar entre 19 a 21 de julho, a equipa angolana deverá aproveitar o fator casa e não se deixar levar pelo nome do adversário.

«Temos acompanhado muitas equipas grandes a perderem com pequenas. Esta deverá ser mensagem que o técnico do Libolo deve passar aos seus jogadores».

O antigo internacional angolano concluiu que no Grupo B, os bicampeões angolanos são a equipa menos experiente em competição do género, comparativamente com o Coton Sport dos Camarões e Séwé Sport da costa do Marfim.

Akwá encorajou a equipa de Calulo a ser mais eficaz nos jogos em casa, a fazer o maior número de golo e evitar empates no seu reduto, para não complicar nos territórios adversários. 

A última equipa angolana presente na fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos foi o Atlético Sport Aviação (ASA) em 2003, após ter estado já o 1º de Agosto e Petro de Luanda.