O 1º de Agosto procura sábado, às 17h00, em Luanda, evidenciar o seu favoritismo diante do Lioli do Lesoto, em jogo da primeira mão da pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos de Futebol, a disputar-se no Estádio 11 de Novembro.

Aguardado com alguma expectativa pelos adeptos e amantes da modalidade, o desafio vai opor o vice-campeão angolano e o detentor do título do Lesoto, que em termos de historial, em competições internas e no continente, ficam aquém dos angolanos.                

Os agostinos, que desde 2006 não conquistam o Girabola e que no ano passado nas competições africanas foram afastados na primeira eliminatória pelo Esperance de Túnis da Tunísia, poderão aproveitar o fator casa e a maior experiência em relação a um adversário desconhecido para levar vantagem na eliminatória.

Dado o seu palmarés, repleto de conquistas internas e participações internacionais, iniciada em 1 de Agosto de 1977, com a consagração no arranque do Girabola daquela época, o plantel militar agora moldado aos desejos do técnico luso-moçambicano Dauto Faquirá tem a possibilidade de conseguir já um resultado positivo que lhe permitirá encarar a segunda mão com alguma tranquilidade.            

Apesar dos referidos fatores, aliado à maior projeção, capacidade financeira e material, com a aquisição de jogadores com elevado nível técnico e competitivo, a equipa angolana deverá tomar todas as cautelas possíveis, para que não seja surpreendido no seu próprio terreno pelo Clube Football Lioli do Lesoto, cuja prova interna já decorre, em contraste com a dos anfitriões, aprazada para o próximo dia 21.                

Recentemente, o treinador Mosholu Mkhothu “Shoes” do Lioli, que estagiara na África do Sul, atribuiu o favoritismo ao 1º de Agosto, prometendo tudo fazer para contrariar a equipa angolana, que cumpriu a pré-temporada 2014 em Portugal, reforçando-se com a contratação de vários jogadores, onde se destacam Mateus Galiano, proveniente da formação lusa do Nacional da Madeira.

Sobre o Lioli, fundado em 1934, na cidade de Teyateyeneng, embora venha rotulado de campeão, a sua principal prova interna é de longe inferior a de Angola, antevendo-se por isso um relativo favoritismo do 1º de Agosto.     

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.