Os clubes Os Balantas de Mansoa e Estrela de Cantanhez desistiram das competições africanas por falta de verbas, disse hoje à agência Lusa a secretária-geral da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Virgínia Cruz.

O clube de Mansoa iria participar na Liga dos Campeões africanos e o Cantanhez na Taça das Taças.

O campeão nacional da Guiné-Bissau, Os Balantas de Mansoa, ia começar por defrontar o Séwé San Pedro, da Costa do Marfim, enquanto o Estrela de Cantanhez, vencedor da taça guineense, teria como primeiro adversário o Red Lions, da Libéria.

Os jogos da primeira mão tiveram lugar no último fim de semana.

No próximo, tanto Os Balantas de Mansoa como o Estrela de Cantanhez deviam receber em Bissau os seus adversários, que agora passam à fase seguinte averbando cada uma das equipas guineenses uma derrota por 3-0.

"Lamentavelmente as nossas equipas não tomarão parte nos jogos das taças africanas. A conjuntura atual do nosso país levou a isso", defendeu a secretária-geral da Federação guineense de futebol.

Virgínia Cruz disse ter recebido a confirmação da impossibilidade de participação dos dois clubes através de cartas assinadas pelos respetivos presidentes, que a Federação encaminhou para a Confederação Africana de Futebol, comunicando a desistência.