O Recreativo do Libolo do Cuanza Sul recebe sábado, às 15 horas, no Estádio de Calulo, Racing de Micomeseng, em desafio da primeira mão das preliminares da Liga Africana dos Clubes Campeões.

Neste encontro, o favoritismo recai sobre os libolenses, mas devem ter os pés assentes no chão, tendo em atenção o desfecho da época passada, em que após triunfo de 3-1 caseiro foram eliminados.

Sábado terá pela frente um adversário que venceu pela primeira vez um campeonato no seu país, portanto, menos ambientado a esse tipo de competições, comparado com o Libolo que venceu três títulos nos últimos quatro Girabolas.

Os donos da casa são obrigados a vencer numa margem de golos que os permite passar a outra fase na segunda mão e sobretudo evitar sofrer golo em casa.

Em casa, os libolenses vão entrar para sacudir a pressão, apesar de que nesta fase ninguém quer hipotecar os objetivos, e contam com uma equipa capaz de traduzir as jogadas ofensivas em golos. Para tal, têm como referência a primeira partida oficial, a Supertaça, em que golearam o Bravos do Maquis por 6-0.

A claque dos libolenses será o décimo segundo jogador e tem a missão de vibrar do primeiro ao último minuto, de modo a motivar o grupo em campo.

Na vila de Calulo os amantes do futebol só falam deste jogo, com o pensamento na vitória. Para o professor José Figueira, o Recreativo do Libolo está preparado para vencer este jogo, a julgar pela sua preparação durante o estágio em Portugal, bem como o que demonstrou na Supertaça, onde venceu o Bravos do Maquis, por 6-0.

“Estamos cientes que não será um jogo fácil, visto que a equipa do Libolo não conhece bem o seu adversário, mas a vitória estará a nosso favor”, disse.

Almeida António, praticante de futebol, considerou que o Libolo tem uma equipa capaz de defrontar qualquer adversário, por isso, está preparado para derrotar a equipa guineense.

“Esperamos que a equipa do Libolo entre de rompante, não dando espaço ao adversário e marque nos primeiros minutos”, disse.

A equipa do Cuanza Sul é a representante de Angola, nas preliminares da Liga Africana dos Clubes Campões.

Em 2015, a equipa do Recreativo do Libolo foi eliminada pelo Sanga Balende da RDC, ao perder fora por 2-0, após ter vencido na primeira mão, por 3-1, nas preliminares da Liga Africana dos Clubes Campões.