A estreia de Recreativo do Libolo e Sagrada Esperança nas competições da Confederação Africana de Futebol, com "sortes" diferentes, foi o destaque da semana desportiva em Angola.

A formação do Cuanza Sul recebeu e goleou o Racing Micomiseng da Guiné Equatorial por 5-1, em partida da primeira mão das preliminares da Liga dos Clubes Campeões de África em futebol.

Deste modo, o Libolo vai para o encontro da segunda mão com uma vantagem folgada, pelo que tem quase garantido o acesso à fase seguinte, na qual o adversário é o poderoso Al Ahly do Egipto.

Por sua vez, o Sagrada Esperança da Lunda Norte não teve a mesma "sorte" e perdeu diante do Ajax Cape Town da África do Sul por 1-2, em partida disputada no Dundo. O encontro foi referente à primeira mão das preliminares da Taça da Confederação.

Ao contrário, os lundas têm a difícil tarefa de virar o resultado em casa do adversário na segunda mão.

No futsal, a equipa da Rede Nacional de Transporte de Energia (RNT) conquistou sábado, no Pavilhão principal da Cidadela, em Luanda, a XI edição da Supertaça em masculinos, denominada “Joaquim da Graça”, após vencer, no prolongamento, a Clínica Sagrada Esperança por 5-4. O conjunto afeto ao setor eléctrico destronou a formação da Angola Telecom de Benguela.

Nesta semana foi ainda anunciado que os integrantes da seleção angolana de boxe para o Torneio Pré-olímpico, nos Camarões, serão apurados no decurso do campeonatos nacionais de seniores, em ambos os sexos, que se disputam de 21 a 26 deste mês, no pavilhão anexo I da Cidadela, em Luanda.

Segundo o presidente da Federação Angolana de Boxe (FABOXE), Carlos Luís, nos nacionais serão escolhidos cerca de 30 pugilistas, da categoria de 49 a +91 Kgs, que cumprirão uma preparação específica que resultará na filtragem definitiva do grupo.

O torneio qualificativo realiza-se de 9 a 20 de março, na cidade camaronesa de Yaoundé, e Angola prevê participar no evento em dez categorias.

Na vela, Angola será anfitriã do campeonato africano na classe de "Optimist", de 29 de setembro a 9 de outubro deste ano. De acordo com o vice-presidente da Federação Angolana de Desportos Náuticos, Nuno Gomes, que falava à Angop, a competição decorrerá na contra-costa do Clube Naval da Ilha de Luanda e com uma participação estimada de 12 a 14 países, com destaque provável dos estreantes Namíbia e Cabo Verde.

No basquetebol, o 1º de Agosto manteve a invencibilidade no campeonato nacional sénior masculino, somando 24 pontos na primeira posição, depois de ter vencido o Interclube e o Progresso do Sambizanga, nas primeira e segunda jornadas da segunda volta.

A Federação Angolana de Futebol realizou na quinta e sexta-feira, em Luanda, na Galeria dos Desportos, a primeira ação formativa sobre a Medicina do Futebol.

O 1º de Agosto manteve sexta-feira a invencibilidade no Bic Basket2016, ao vencer o Interclube por 97-91, após prolongamento, em partida disputada no pavilhão Victorino Cunha. Ao cabo do tempo regulamentar registava-se uma igualdade a 84 pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.