O antigo seleccionador nacional Romeu Filemon afirmou nesta segunda-feira à Angop, em Luanda, que o caminho necessário para que Recreativo do Libolo e Sagrada Esperança superem os próximos adversários e passarem à fase de grupos nas Afrotaças passa pela preparação adequada e cautelas.

Ao avaliar o triunfo do Recreativo do Libolo sobre o Racing Micomiseng, da Guiné Equatorial (4-0), na 2ª eliminatória da Liga dos Clubes Campeões, e do Sagrada Esperança com o Ajax da África do Sul (2-0), na Taça da Confederação, afirmou terem ambas possibilidades de chegarem longe com uma preparação cuidada.

“O que aconteceu no final-de-semana foi positivo. Em função do resultado da primeira “mão” em casa, em que o campeão nacional tinha vantagem de 5-1, sabíamos que o Recreativo do Libolo iria passar com alguma facilidade. A grande surpresa foi o Sagrada Esperança que virou a desvantagem de 1-2.

Agora devem primar por um trabalho árduo, tendo em conta as características dos próximos adversários.

Acrescentou que os treinos específicos dos dois conjuntos do país, aliados aos próximos jogos do “Girabola2016”, serão factores importantes na criação de condições competitivas para o Recreativo do Libolo receber, em Março, o Al Ahly do Egipto, e o Sagrada Esperança a Liga Desportiva de Maputo (Moçambique), no mesmo mês.

“Embora o Al Ahly do Egipto já não ser aquela poderosa equipa do passado, devemos ter as cautelas necessárias para evitar surpresas desagradáveis. Sei que o Libolo terá uma tarefa difícil e também possível de ultrapassar. O Sagrada Esperança tem um desafio mais equilibrado e com maiores hipóteses, apesar da rivalidade competitiva existente entre os dois países”, frisou.