O Petro de Luanda apurou-se para as meias-finais da Taça de Angola, ao vencer o Recreativo do Libolo por 6-5 no desempate por grandes penalidades, depois de um nulo nos 90 minutos.

Num jogo nem sempre bem jogado, os defesas acabaram por se superiorizar em relação aos avançados na maior parte do tempo, razão pela qual o jogo terminou empatado a zero bolas.

Entrou melhor o Libolo, que tomou de "assalto" o meio-campo do Petro nos primeiros minutos mas sem criar grande perigo. Realce para um remate de longe do médio Sidnei, que Lamá defendeu para canto.

Mas depois o Petro conseguiu soltar-se das "amarras" do meio-campo e passou a ligar melhor o seu jogo. Os "tricolores" inverteram os papéis e passaram a ter mais bola, com boas combinações atacantes, principalmente pelo lado esquerdo, onde Mabiná, Job e Miguel davam muito trabalho ao sector recuado dos homens do Calulo.

Foi na sequência de uma jogada pela esquerda que o Petro marcou mas o golo foi invalidado. Miguel cruzou para as costas da defesa libolense, Mabiná apareceu sozinho a cabecear para o golo mas o árbitro considerou que o médio estava em posição irregular.

Antes do intervalo, Love Cabungula teve oportunidade para inaugurar o marcar, após centro de Mira na direita mas o remate do internacional angolano foi contra as pernas de um contrário.

No segundo tempo o jogo caiu de intensidade e as equipas começaram a jogar com mais cautelas. A bola passou a estar mais longe das balizas, e quando chegava perto, os guarda-redes iam resolvendo os problemas, como aconteceu aos 60 minutos, quando Lamá, com uma grande defesa, evitou o golo de Vado para o Libolo. O lance depois foi anulado pelo árbitro que marcou fora de jogo do atacante libolense.

Mas viria a ser o Petro a ter a melhor oportunidade em todo o encontro. Mateus, que entrou na segunda parte, passou por dois contrários, entrou na área e já sem ângulo, atirou forte à barra da baliza de Landú. O jogo ia ser decidido nos penalties.

Na marcação das grandes penalidades, os jogadores mostraram grande concentração e todos marcaram na primeira série. Na segunda série, Lamá voltou a ser decisivo ao defender o remate de Ruben e colocar o Petro nas meias-finais da Taça de Angola. Lamá que já tinha defendido duas grandes penalidades no jogo dos oitavos de final frente ao 1º de Agosto, ele que atravessa um bom momento de forma.

No final do encontro, o treinador Zeca Amaral estava conformado com o resultado. O técnico libolense considerou que foi um bom jogo, equilibrado, e que o Petro teve a sorte nos penalties. O técnico do Libolo disse que a sua equipa agora vai concentrar-se no campeonato, onde leva sete pontos de vantagem em relação ao segundo lugar.

Já Malamba, do Petro, realçou o facto dos "petrolíferos" não perderem na Vila do Calulo há vários jogos. O adjunto de Miller Gomes disse que a sua equipa tem tido a sorte e a competência para não perder num dos campos mais complicados de Angola e que agora o objetivo passa por vencer o troféu, já que o campeonato está mais complicado.

Ficha de jogo:
Petro de Luanda: Lama; Mira, Etah, Miguel e Bastos; Chara, Dany, Osório, Job; Mabiná, Love Cabungula.Treinador: Miller Gomes
Jogaram ainda: Mateus e Santa Carlos

Recreativo do Libolo: Landu; Carlitos, Mano, Edi, Gomito; Pedro Ribeiro, Camara, Quinzinho, Sidnei; Vado, Rasca,
Treinador: Zeca Amaral
Jogaram ainda: Ruben, Viola e Totó

Marcaram para o Petro:  Mira, Mabiná, Mateus, Dani, Etah e Miguel

Marcaram para o Libolo: Gomito, Pedro Ribeiro, Totó, Sidnei e Carlitos. Ruben falhou.

Árbitro: Pedro dos Santos