O treinador português Henrique Calisto foi hoje apresentado no comando técnico do bicampeão do angolano de futebol, o Recreativo do Libolo, cuja direção acredita que o técnico pode levar o clube a alcançar o “tri”.

A ambição de e levar o bicampeão angolano de futebol a vencer pela terceira vez o campeonato nacional de Angola ditou a escolha de Henrique Calisto para técnico principal do Recreativo do Libolo.

O treinador apresentado hoje numa unidade hoteleira em Óbidos, onde a equipa está a estagiar, tem, segundo o diretor do clube, Rui Campos, «um perfil técnico que se encaixa na maneira de ser e na ambição» do clube.

O clube, que, além de tentar vencer o campeonato angolano, tem como objetivos secundários chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões africanos, prepara-se para recuperar «algum tempo perdido na pré-época», entendido pelo treinador como «o principal obstáculo» para que a equipa cumpra os objetivos.

«Positivamente surpreendido» pela capacidade organizativa do clube que defrontou o ano passado (quando treinava o Paços de Ferreira) num jogo de preparação, Henrique Calisto acredita que, quer ao nível de equipa quer de estruturas, o Recreativo do Libolo «tem condições suficientes para se poder desenvolver um bom trabalho».

Apesar da «pré-época agitada» quer pela saída do anterior treinador, José Dinis, quer pelas intempéries que impediram a equipa de realizar alguns treinos, Henrique Calisto realça a «grande empatia com a equipa técnica que transita quase na totalidade no ano passado» como uma das vantagens para o trabalho que irá desenvolver.

A equipa técnica é «conhecedora da equipa do Libolo, mas também dos seus adversários diretos no Campeonato de Angola» e isso são vantagens para o treinador que vem desde que saiba recolher essa informação.

A otimização do rendimento da equipa passará agora, segundo o treinador, pela rápida integração dos novos jogadores, que tem sido dificultada por uma lesão de João Tomás e pela morosidade na obtenção de vistos para entrada dos jogadores em Angola.

Orgulhoso por treinar o Recreativo do Libolo, Henrique Calisto não promete vitórias, mas assegura que, sob o seu comando, a equipa «vai ter uma postura digna e uma ambição enorme» em alcançar o triplo.

Henrique Calisto, de 59 anos, esteve a trabalhar no Vietname de 2001 a 2010 e transferiu-se em 2011 para a Tailândia, onde liderou o Muang Thong UTD, regressando nesse ano a Portugal para treinar o Paços de Ferreira.

O Recreativo do Libolo tem o seu primeiro compromisso oficial a 15 de fevereiro, na primeira pré-eliminatória da Liga dos Campeões africana, pelo que encerra o seu estágio em Portugal a sete do mesmo mês.