A relva do Estádio da Tundavala, na cidade do Lubango, província da Huíla, degradada há algum tempo, está já em condições para dentro de 30 dias receber jogos, depois de um mês de trabalhos de recuperação.

O administrador do campo, Tabaxi Santos, informou ter sido feita reposição de semente em quase toda extensão do retângulo de jogo, com incidência nas partes central, laterais e das balizas. Os trabalhos estiveram a cargo da empresa estrangeira “SIS”, que colocou a relva há quatro anos.

Segundo Tabaxi Santos, neste momento a recuperação está a 80 porcento.

A relva encontrava-se seca por insuficiência de água, sendo que o sistema de irrigação, consubstanciado em quatro saídas com capacidade de 550 metros cúbicos cada, não suporta as necessidades de rega de 70 minutos por dia, de acordo com o responsável, que defende a abertura de mais três saídas para rega.

Para auxiliar, as direções locais dos Desportos e da Energia e Águas estabeleceram um contrato para disponibilização semanalmente de três camiões cisternas de água.

Inaugurado em Dezembro de 2009, o Estádio da Tundavala foi edificado para albergar jogos do Campeonato Africano da Nações de 2010, que Angola organizou, e tem capacidade para 21 mil espectadores.