O antigo capitão da selecção angolana de futebol Fabrice Maieco "Akwá" segue esta noite para Doha (Qatar), onde sábado vai comentar por uma cadeia televisiva a final da Taça do Emir entre as equipas do Al Sadd Sport Club e o Al Rayyan SC, ambas daquele país asiático.
Segundo o ex-avançado do Petro de Luanda e dos Palancas Negras, o convite do canal Kass TV do Qatar surge na sequência dos feitos enquanto jogador de várias equipas locais e também por ter sido o único troféu em falta no seu currículo.
«É uma honra participar de forma indirecta na Taça do Emir (príncipe em países árabes daquela região da Ásia). Devido à presença da comunidade de falantes da língua portuguesa, talvez faça o trabalho em português ou então em inglês, com tradução simultânea em árabe», disse à Angop.
No Qatar, o antigo futebolista do Nacional de Benguela e também do SL Benfica (Portugal) actuou pelo Al Wakra, Al Gharafa e Qatar SC entre 1998 e 2006. Em 2007, regressou a Angola para representar o Petro de Luanda, em 2008, último ano na alta competição.
Akwá, que completará em 30 deste mês 36 anos de idade, foi capitão da selecção angolana de futebol e é um dos destaques da qualificação histórica do país para o Mundial FIFA 2006, ao marcar o golo na vitória (1-0) sobre Rwanda, em Kigali, a 8 de Outubro de 2005, na última jornada das eliminatórias africanas.
Estreou-se a 8 de Janeiro de 1995, num amigável, frente à selecção moçambicana e disputou o derradeiro jogo pelos Palancas no Mundial2006, frente ao Irão (1-1), com golo de Flávio Amado. Actualmente está ligado à política (deputado suplente à Assembleia Nacional) e é responsável pelo projecto Kandengue Habilidoso, para fomentar o desenvolvimento do desporto em Angola.