Com um golo de grande penalidade, cobrado por Gilberto aos 90+3, o Petro de Luanda garantiu a passagem para a final da Taça de Angola em Futebol, ao derrotar o Interclube, por 3-2, na partida das meias-finais disputada no Estádio 22 de Junho.

Apesar do bom espetáculo, o confronto ficou manchado pela agressão ao primeiro assistente Júlio Lemos, por um adepto do Interclube, em protesto ao penálti assinalado pela equipa de arbitragem, chefiada por Pedro dos Santos, a favor do Petro que poderá salvar a época com a reconquista da taça.

Os petrolíferos entram no reduto dos polícias mais motivados e inauguraram o marcador aos 15 minutos por Keita, depois de um canto de Job.

A equipa comandada pelo português Bernardino Pedroto não cruzou os braços e aos 25 minutos o avançado Baptista do Interclube, num passe do meio do campo, recebeu o esférico e, em luta com o defensor Borges, tirou-lhe da frente rematou para a baliza, fazendo o empate.

Insatisfeitos com o empate, os detentores da Taça da Angola, aos 31 minutos desfizeram a igualdade, novamente Keita que, de cabeça, marcou o segundo para os petrolíferos, respondendo a novo passe de Job.

Os jogadores da equipa afeta ao Ministério do Interior de Angola não se deixaram levar pela formação orientada por José Diniz e a cinco minutos do intervalo restabeleceram a igualdade (2-2), por intermédio de Moco, aos 40'.

No reatamento, os dois técnicos não fizeram mexidas no onze. Depois de quinze minutos sem golos, Bernardino Pedroto opta pela primeira mexida. Tirou Castro e no seu lugar entrou Meda, para reforçar o meio campo e depois saiu Moco e entrou Day Day.

Aos 55’, José Diniz tirou Loló e entrou Ben Traoré, ao passo que aos 69’ substituiu Keita e por Flávio e por último saiu Nari e entrou Dany.

A história da partida mudou, numa jogada polémica em que foi assinalado um penálti a favor do Petro de Luanda, tendo o árbitro alegado que o jogador do Interclube (Nuno) tocou a bola com a mão intencionalmente na grande área. Gilberto não desperdiçou e fez o 3-2 final.

Na final da Taça de Angola, o Petro vai defrontar, no Estádio o 11 de Novembro em Luanda, o Desportivo da Huíla, que derrotou o Recreativo da Caála, por 3-1.