Em alusão ao 38º aniversário da Independência de Angola, que se assinala na próxima segunda-feira, várias atividades desportivas serão realizadas no país, com destaque para a final da Taça de Angola em futebol, a disputar-se no estádio 11 de Novembro, entre o Petro de Luanda e o Desportivo da Huíla.

A partida, marcada para as 16h00, servirá de encerramento da temporada futebolística 2013, como também para comemorar os 38 anos de liberdade desde que Angola se tornou um Estado soberano, a 11 de Novembro de 1975.

Segundo o programa elaborado pelo Ministério da Administração do Território, chegado a Angop, além do jogo da capital do país, consta ainda provas de ciclismo em circuito fechado (Largo António Jacinto), atletismo, com partida na nova Marginal e chegada àpraça da Independência, nos dias 9 e 10, bem como motocross.

Além das referidas no documento, outras realizações acontecem em todo território angolano, com realce ao jogo entre a equipa angolana do FC Bravos do Maquis e o TP Mazembe, da República Democrática do Congo, próxima segunda-feira, na cidade do Luena, Província do Moxico.

A partida amistosa entre a seleção angolana de futebol de sub-17 e a equipa juvenil do FC do Porto, sexta-feira, no campo da Academia da modalidade de Angola (AFA), no Morro Bento, junta-se a festa da Independência.

Outras modalidades, como o basquetebol, andebol, atletismo, hóquei em patins, natação, ténis, ginástica, voleibol, desportos motorizados, náuticos e lutas, também se associam a efeméride.

O ato central das festividades da Independência acontece na província de Benguela.

Os eventos movimentam centenas de praticantes federados, amadores, populares e militares. As manifestações estendem-se as comunidades angolanas no exterior do país.