O chefe de Departamento da Juventude na Huíla, André de Jesus, considerou este domingo, no Lubango, que o desenvolvimento do desporto passa pela formação, criação de infraestruturas, aquisição e potencialização de material desportivo às várias modalidades existentes na província.

Ao discursar na abertura do Girabairro “Taça do presidente” na província da Huíla, o responsável disse haver um esforço em curso no sentido de se facilitar o processo de massificação ao nível da região, uma vez que existem condições adequadas para a prática do desporto, devendo-se dar passos seguros para o desenvolvimento desportivo.

Em seu entender, as 16 equipas participantes no Girabairro ainda se manifestam insuficientes para se responder ao plano de massificação desportiva. Daí a necessidade de se trabalhar no sentido do surgimento de outras agremiações nas próximas edições, pois a massificação depende da prática do desporto por todos.
Para si, todas as comunidades devem participar ativamente no processo de massificação, já que a direção da Juventude e Desportos trabalha para expandir a atividade em todas as localidades, massificando o desporto e implantando o hábito da recreação nas comunidades e escolas para se permitir o surgimento de novos talentos no futuro.
De acordo com a fonte, urge a necessidade de implementar nova dinâmica e materializar programas de modo a permitir que o desporto adquira o desenvolvimento desejado na Huíla, pois já há resultados palpáveis no âmbito da materialização da massificação, fruto dos esforços desenvolvidos neste sentido, em quase todas as modalidades.
«Há preocupação sobre a situação do desporto actual, particularmente o futebol. E, neste quadro, no âmbito das políticas de desenvolvimento do desporto, este programa visa equacionar os vários problemas encontrados», asseverou a fonte.
Sobre a cerimónia de abertura de mais um "Girabairro -  a taça do presidente", disse ser de grande significado porquanto se enquadra no plano de desenvolvimento 2013/2017 traçado pelo governo.