O selecionador angolano de futebol sub-20, André Nzuzi, mostrou-se impressionado com a qualidade apresentada pelos jogadores das equipas que disputaram o campeonato de sub-17, cujo título foi arrebatado pelo Progresso do Sambizanga, após vencer o Petro de Luanda, por 5-2, na marcação de grandes penalidades.

Ao falar à Angop, o técnico que veio às cidades de Benguela e Lobito analisar as jovens promessas do futebol angolano, saiu satisfeito com o que viu, reconhecendo que são jogadores de potencial e futuro, mas precisam ser lapidados para evoluírem ainda mais.

“Fora alguns erros, os atletas mostraram bom trabalho e mais uma vez dou os parabéns aos colegas a nível dos escalões de formação e espero que continuem”, explicou, exortando os dirigentes dos clubes a oferecerem melhores condições de trabalho aos treinadores das categorias de base, pois trabalham dia e noite.

De 56 anos de idade, o técnico, natural de Maquela do Zombo (Uíge), disse acreditar que, pelo futebol apresentado, dentro de três anos muitos destes jogadores juvenis vão fazer com que as seleções nacionais estejam à altura de disputar jogos com qualquer país considerado forte no continente.

Para o antigo capitão do 1º de Maio de Benguela, há jogadores com enorme potencial em Angola, mas é preciso trabalhar cada vez mais e lapidá-los para que haja bons resultados no futebol nacional no futuro.

Frisou que os quartos-de-finais do campeonato nacional sub-17 foram a mais difícil, isto porque notou-se que as equipas fracas também podem ganhar as fortes.

“Exemplo disso, vimos o Kilamba Kiaxe a dominar o jogo, mas o Petro do Huambo acreditou, fez o golo de empate e nos penaltis conseguiu ganhar”, ressaltou, para quem isto tornou ainda mais difícil as meias-finais do campeonato.

Comentando sobre o Progresso, novo campeão nacional, o selecionador disse que mostrou ser uma das melhores equipas do campeonato juvenil e manteve o ritmo competitivo, facto que justifica a conquista do primeiro lugar do pódio.

“O Dom Bosco (Benguela) perdeu com dignidade, nos quartos-de-finais para o Progresso, pois sabe jogar a bola no chão e tem fundamento e é por isso que fico tranquilo em relação ao futuro do nosso futebol”, exprimiu o antigo lateral direito da seleção nacional de honra.