O Ministério da Juventude e Desportos (MJD) organiza esta quarta-feira, às 15h30, na Escola Nacional de Administração (ENAD), em Luanda, o III Conselho Superior, com destaque para a derradeira reflexão sobre a estratégia de desenvolvimento desportivo até 2024, apurou nesta terça-feira a Angop.

Segundo o diretor nacional para políticas desportivas, António Gomes, o fórum, inicialmente previsto para o período matinal, ocorrerá somente à tarde por questões técnicas, devendo ser aberto pelo ministro titular, Gonçalves Muandumba.

A agenda da atividade prevê ter como primeiro tema a prestação e informação sobre as conclusões do II Conselho Superior do pelouro, realizado em 2009, na província do Huambo, seguindo-se a apresentação e derradeira discussão sobre a estratégia e políticas desportivas.

Far-se-á ainda uma reflexão sobre o futebol nacional, com o tema a ser apresentado pela federação angolana da modalidade, além da abordagem sobre a gestão integrada dos pavilhões multiusos construídos em Luanda, Malanje e Namibe no âmbito do campeonato do mundo de hóquei em patins, disputado em setembro de 2013.

Sistema jurídico e desportivo, construção de infraestruturas, formação de quadros e o aumento de níveis do desempenho das seleções nacionais, sobretudo a de futebol, dominaram os debates no II Conselho Superior do Desporto, entre 12 e 16 de Maio de 2009, na província do Huambo.