O antigo internacional Joaquim Dinis "Brinca na Areia" afirmou hoje, em Luanda, à Angop, que existem talentos no futebol angolano, faltando maior atenção e investimento nos escalões etários.

Ao avaliar o momento atual da modalidade, em alusão ao 1º aniversário da Academia de Futebol de Angola (AFA), que se assinala no próximo dia 30, o ex-craque disse ser necessário apostar e dar oportunidade aos jovens de aprenderem os fundamentos básicos e técnicos da especialidade, para que o talento em cada um deles possa desenvolver-se.

A formação de formadores, instrução integral da crianças (académica/desportiva), expansão de campos relvados, enquadramento de técnicos especializados, bem como o suporte alimentar para o crescimento equilibrado foram também apontados como fundamentais para o trabalho na base, além da regularidade em provas locais, provinciais, nacionais e internacionais.

O antigo extremo esquerdo recordou o trabalho positivo feito no passado pelos treinadores Oliveira Gonçalves e Veselin Vesko (jugoslavo), que permitiu a conquista inédita do Campeonato Africano de sub-20, em 2001, na Etiópia, e a consequente participação no mundial da categoria no mesmo ano, na Argentina.

Acrescentou que a formação integral das crianças, atualmente feita na AFA, é o passo mais certo e que deve ser implementada por outras instituições afins, para que o talento angolano possa da melhor forma assimilar e saber interpretar os conceitos técnicos.

Também defendeu a necessidade da extensão da AFA a outras províncias do país.

“A formação integral é o passo mais certo que deve ser implementado, na medida em que o futebol jovem não está bem. Apelamos ao Ministério da Juventude e Desportos e Federação Angolana de Futebol a apostarem na formação dos técnicos nacionais, para que tenham melhor intervenção no processo de desenvolvimento da especialidade", disse.

A Academia de Futebol de Angola (AFA), inaugurada a 30 de Agosto pelo seu patrono, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, tem como objetivo principal a formação de novos talentos da modalidade.

O complexo possui quatro campos, sendo um principal e três para treinos, além de um recinto para recuperação e preparação física, que também pode ser usado para futebol de praia, todos iluminados para acolher jogos de noite.

Proveniente do Clube Académica Social Escola, do Zangado, na década de 1960, "Brinca na Areia" passou ainda pelo Atlético Sport Aviação (ASA), evoluindo em seguida no Sporting de Portugal, onde se notabilizou como futebolista.

Regressou ao país depois da independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975, tendo ainda representado a seleção nacional em várias ocasiões.