O treinador espanhol Ramon Pons apontou esta quinta-feira, em Luanda, a existência de talentos no futebol angolano e as possibilidades do seu desenvolvimento para êxitos nas competições internacionais.

Em declarações à Angop, à margem do convívio do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, com os alunos da Academia de Futebol de Angola (AFA), alusivo ao seu 72º aniversário, o técnico e coordenador desta instituição defendeu a necessidade de maior aposta nos escalões de formação em todo o país.

“Estou em Angola desde a fundação da AFA e consegui detectar vários talentos, que precisam de formação, para que o futebol angolano possa desenvolver e ter êxitos no futuro. A AFA tem o controlo de mais de 600 alunos, provenientes de distintos pontos, principalmente de bairros da capital do país, que já é um passo importante no avanço do futebol angolano”, disse.

Ainda para o especialista do Barcelona, a aposta nos escalões de formação, a ser feita seguindo os padrões internacionais, afigura-se como o caminho mais correcto na procura da excelência e dos êxitos desejados.

A AFA, cujo patrono é o próprio Chefe de Estado, inaugurada dia 30 de Agosto de 2013, teve já como resultados, além da participação das suas equipas nas provas da associação provincial de Luanda da modalidade, o fornecimento de jogadores para as selecções nacionais de sub-15 e sub-17, tendo a primeira conquistado o segundo lugar nos Jogos da CPLP. Também já formou treinadores para o futebol jovem e estendera ao dirigismo desportivo.

O complexo possui quatro campos, sendo um principal e três para treinos, além de um recinto para recuperação e preparação física, que também pode ser usado para futebol de praia, todos iluminados para acolher jogos de noite.