A Académica Petróleos do Lobito, de Benguela, sagrou-se esta segunda-feira campeã nacional de futebol da segunda divisão de Angola, ao vencer o torneio triangular disputado em Saurimo, na província da Lunda Sul.

Nesta terceira e última jornada do torneio, a equipa de Benguela, vencedora da série B da segunda divisão, bateu (2-1) a formação do Progresso do Sambukila, que até jogava em casa, vencedora da série C.

No triangular, a uma volta e disputado em Saurimo, participou ainda a equipa do Domant Sport Clube do Bengo, vencedor da série A, que terminou o torneio na terceira posição.

As três equipas vão disputar a edição do Girabola 2015, o principal campeonato angolano de futebol.

Será também a primeira vez que a província do Bengo estará representada no escalão maior da modalidade, através da equipa do município de Bula Atumba.

O Girabola 2014 terminou este mês com a consagração do Recreativo do Libolo como novo campeão nacional de futebol, o terceiro título conquistado nos últimos quatro anos.

No fundo da tabela foi confirmada a descida à segunda divisão do 1.º de Maio (Benguela), do Benfica de Lubango (Huíla) e do União do Uíge (Uíge).

A competição de 2015 deverá arrancar em fevereiro, prolongando-se até ao mês de novembro.