As equipas do Petro Atlético e do Benfica Luanda protagonizam no próximo domingo, no estádio 11 de Novembro, uma final inédita da Taça de Angola em futebol, naquele que será o jogo de encerramento da época futebolística2014.

Para chegarem à final, os Petrolíferos eliminaram nas meias-finais o Progresso do Sambizanga, enquanto as Águias da capital deixaram para trás o Kabuscorp do Palanca.

Sob batuta do treinador Zeca Amaral, duas vezes campeão pelo Libolo (2011-2012), o Benfica de Luanda tentará terminar em grande a época, depois da terceira posição no campeonato nacional de futebol (Girabola2014), igualando a melhor classificação de sempre alcançada por esta formação, depois de 2009.

Depois de duas tentativas falhadas em finais nesta segunda maior prova do calendário futebolístico do país, os encarnados da capital tudo farão para arrebatar o título nessa sua terceira final, dando jus ao prescrito “ a terceira é de vez”. Em 2006 e 2007 foram finalistas vencidos, perdendo para o 1º de Agosto e 1º de Maio, respectivamente.

Já o histórico Petro de Luanda vê na final de domingo uma forma de salvar uma época aquém dos objetivos no Girabola, já que terminou em quinto lugar, com 48 pontos, 21 a menos que o campeão, Recreativo do Libolo.

Os Petrolíferos, “papões” da competição, com 10 títulos, tentarão conquistar o terceiro troféu consecutivo, depois de vencerem as duas últimas edições.

Curiosamente foram os tricolores que eliminaram os encarnados na temporada passada, nos quartos-de-final, por 1-0, por isso torna-se também num outro motivo que “apimenta” esta partida de final de temporada, esperada com grande expectativa pelos amantes do futebol.

Os comandados do brasileiro Alexandre Grasseli são os detentores do troféu, vencendo na final passada o Desportivo da Huíla, por 1-0, com golo de Nary.