A época futebolística 2014 encerrou, este domingo em Angola, com a consagração do Benfica de Luanda na Taça de Angola, após derrotar o Petro (1-0) numa final em que foram necessários 120 minutos de jogo, presenciado, entre outras individualidades, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil da Presidência da República, Edeltrudes Costa.

Depois do terceiro lugar no campeonato nacional, os comandados de Zeca Amaral confirmaram o bom momento de forma do grupo, perante cerca de 20 mil espectadores, no Estádio 11 de Novembro, agudizando mais a crise dos “petrolíferos”, cujo balanço pode-se considerar bastante negativo.

Em consequência da sua prestação durante o ano, os “encarnados” da capital viram coroados seus esforços, na taça, com troféu, medalhas e dinheiro (cinco milhões de kwanzas), devendo representar o país nas afrotaças, em 2015.

A temporada foi penosa para o Petro, que ainda assim marca presença na competição da CAF o próximo ano, juntamente o Benfica. Na principal competição (Girabola), a equipa tecnicamente orientada pelo brasileiro Alexandre Grasseli ficou-se pelo quinto lugar, falhando uma vez mais a conquista do título que já lhe foge a algum tempo.

Melhor proveito no ano futebolístico 2014 teve o Recreativo do Libolo, pois cedo começou a desenhar o seu desfecho vitorioso com uma primeira volta avassaladora no campeonato nacional, alcançando sem grandes problemas o terceiro título da história.

Nem mesmo potências como o então detentor do título (Kabuscorp) e o 1º de Agosto conseguiram travar o ímpeto vitorioso da formação do Kwanza Sul (69 pontos), tendo a equipa “palanquina” (60 pontos) que se conformar no segundo posto e com o direito a acompanhar os “libolenses” nas eliminatórias para a fase de grupos da Liga Africana de Clubes.

Ao classificar-se na quarta posição, o 1º de Agosto (52 pontos) constituiu, a par do Petro, uma das piores deceções da época que viu baixar para o escalão secundário as equipas União do Uíge, Benfica do Lubango e 1º de Maio de Benguela.

Pelo fio as meadas ficaram-se outras formações, como o FC Bravos do Maquis, Recreativo da Caála, Sagrada Esperança da Lunda Norte, Interclube, Progresso do Sambizanga e Atlético Sport Aviação (ASA).

Por seu turno, o avançado camaronês Albert Meyong, do Kabuscorp, com 17 golos, uma vez mais dominou a lista dos goleadores, superando Ary (d’Agosto) e Fabrício, do Recreativo da Caála, ambos com 13 tentos.