O presidente da Associação Provincial de Futebol no Cunene (APF), António Pitra, solicitou no sábado, em Ondjiva, mais seriedade dos empresários locais quanto ao apoio, em termos materiais e financeiros, para a massificação do futebol.

Em declarações à Angop, o dirigente disse que a província, por natureza, tem capacidade humana para ser bem aproveitada e preparada a partir da base para a prática da modalidade a nível dos campeonatos locais e nacionais, mas que, por falta de apoio, tal não tem sido possível.

"Deve-se dar a verdadeira atenção às equipas que demonstraram vontade em apostar na formação de base, mas por indisponibilidade dos empresários o desenvolvimento do futebol na província é negativo", afirmou.

Pitra explicou que o futebol é uma festa que reúne e alegra muita gente e se as equipas federadas continuarem descapitalizadas ficam impossibilitadas de participar nos campeonatos locais e nacionais.

António Pitra referiu que, em 2014, APF organizou algumas competições internas, nas quais a equipa de futebol Ehafo Sporting Club de Ondjiva participou, em janeiro, no campeonato nacional que decorreu na Huíla, tendo alcançado o 7º lugar na sua série.

Fez ainda saber que a associação provincial de futebol controla 20 equipas, das quais seis federadas, mas apenas o Evale Futebol Club tem participado nos últimos três anos no campeonato da segunda divisão de apuramento ao Girabola.