Instrutores da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) vão começar a formar árbitros de Angola, conforme protocolo rubricado em Luanda com a Federação Angolana de Futebol.

"A ideia é não só como formação, mas reestruturar aquilo que é a estrutura da arbitragem em Angola", explicou à Lusa o presidente da APAF, José Gomes, à margem da Conferência Nacional de Futebol, que terminou hoje em Luanda.

Durante o encontro, que reuniu ao longo de três dias delegados de todo o país e especialistas internacionais, a APAF assinou este protocolo com a federação angolana, prevendo a realização de cursos de formação em Angola, ministrados por profissionais portugueses, sobretudo sobre leis do jogo e interpretação.

Alguns dos cursos realizados em Portugal para árbitros nacionais de primeira categoria serão igualmente frequentados por profissionais angolanos, ao abrigo deste protocolo, que entra em vigor ainda este ano.

"Vamos pôr um bocadinho em prática aqui em Angola aquilo que nós fazemos em Portugal, aquilo que é a nossa formação portuguesa. Atingimos hoje um grande nível em termos internacionais, somos uma referência como arbitragem no mundo do futebol e vamos tentar passar esses conhecimentos para Angola", apontou o dirigente.

Prevê, além da formação de todos os árbitros angolanos, apoio da APAF em consultadoria, surgindo dois meses depois de ter sido rubricado um acordo idêntico com São Tomé e Príncipe.

O ex-árbitro internacional português Pedro Proença integrou a comitiva portuguesa presente na conferência e assumiu a importância do acordo agora rubricado com a Federação Angolana de Futebol.

"É um povo que obviamente reconhece que está num estádio de evolução e que está carente de que haja formação dos seus agentes desportivas", reconheceu Pedro Proença.

O futebol angolano vive há várias semanas momentos conturbados, com denúncias de corrupção no principal campeonato já em investigação pela Justiça, mas o tema não foi abordado nesta conferência.