Com objetivo de obter melhor qualidade futebolística a nível dos países africanos, o responsável para o setor de desenvolvimento do futebol em África, o marfinense Sampon Kablan, defendeu nesta quinta-feira, em Luanda, uma maior aproximação entre a Federação angolana da modalidade (FAF) e os clubes.

Esta posição foi defendida no final da visita às instalações do Interclube efetuada pelos emissários da FIFA a Angola, para constatar o nível de desenvolvimento do futebol no país.

O oficial da FIFA, acompanhado do seu compatriota Bohe François, reconheceu que em Angola o nível de crescimento das infraestruturas desportivas está acima de muitos países que até já conquistaram a Copa de África das Nações, nomeadamente a Costa do Marfim. Sampon Kablan indicou que a boa relação entre federação e os clubes é visível no apoio do Estado angolano ao desporto, uma vez que o país em menos de 10 anos poderá estar entre os cinco melhores países em infraestruturas no continente africano.

O dirigente desportivo disse que havia um desconhecimento, a nível da FIFA, sobre o desenvolvimento em Angola no que toca às infraestruturas, mas que doravante os projetos que o órgão tem para África vão chegar brevemente ao país.

Enumerou a formação, o estágio, os centros de auto-rendimento, bem como o envio regular de agentes da FIFA, entre os apoios que poderão ser fornecidos para o desenvolvimento do futebol doméstico angolano.

Ainda nesta quinta-feira, os emissários da FIFA visitaram a Galeria Nacional dos Desportos, no Complexo da Cidadela, onde mantiveram um encontro à porta-fechada com o secretário de Estado para os Desportos, Albino da Conceição.

Durante a sua estada no país, os marfinenses Sampon Kablan e Bohe François vão visitar igualmente o Estádio 11 de Novembro, assim como as instalações da Academia de Futebol de Angola (AFA) e do Grupo Desportivo 1º de Agosto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.