A seleção angolana de futebol regressou, ao princípio da tarde de hoje (quarta-feira), a Luanda, depois de perder, na cidade de Durban, por 0-1, frente a sua congénere sul-africana, em jogo da segunda mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos de apuramento para o Mundial da Rússia, a decorrer em 2018.

A equipa angolana foi derrotada pelos Bafana Bafana, na terça-feira, através de um auto-golo de Manucho, estando assim os Palancas Negras afastados do Mundial da modalidade, a ter lugar na Rússia.

No aeroporto de Luanda, o treinador principal da seleção, Romeu Filemon, manifestou a imprensa a sua tristeza por ter perdido a eliminatória, tendo em conta os objetivos traçados para atingir a fase de eliminatória para o Mundial da Rússia.

Apesar disso, admitiu que o futebol tem situações do género, tendo se comprometido a trabalhar ainda mais para que a equipa angolana tenha um melhor desempenho no CHAN do Ruanda.

Segundo o técnico da seleção, em função ao desempenho da equipa no torneio alusivo aos 40 anos da independência nacional e o jogo de terça-feira, contra a África do Sul, os atletas selecionados até ao momento garantem possibilidades de “Angola alcançar um bom resultado nesta etapa competitiva”, sustentou.

A seleção de Angola foi derrotada, sexta-feira última, pela sua similar sul-africana, por 1-3, em jogo disputado no Estádio Nacional de Ombaka, na província de Benguela.

A seleção de Angola procurava a sua segunda participação em campeonatos do mundo de futebol, após a estreia em 2006, na Alemanha, não tendo passado da fase de grupos, numa série que contou com as equipas de Portugal, Irão e México.

Por sua vez, a África do Sul tenta a quarta participação, depois dos mundiais de 1998 (França), 2002 (Japão/Coreia do Sul) e 2010 (anfitrião).