Com um golo de Show aos 60 minutos, o 1º de Agosto venceu neste domingo, no estádio do Buraco, no Lobito, a Academia de Futebol de Angola, por 1-0, e conquistou a edição de 2016 do Campeonato Nacional de Juvenis (Sub-17), realizado em Benguela.

Depois de uma primeira parte sem golos, a equipa comandada por Telmo Costa adiantou-se no marcador graças a um tento de belo feito de Show, que à passagem do minuto 60 mandou a bola para o fundo da baliza de Gelson, guarda-redes da AFA.

No entanto, remando um pouco contra a corrente do jogo, os académicos limitavam a defender-se das perigosas jogadas dos “militares”, que estavam completamente balanceados para o ataque para garantir uma vitória indispensável ao título.

A verdade, porém, é que o golo deu a tranquilidade ao 1º de Agosto, que passou a tocar melhor a bola dispondo de grandes oportunidades na recta final do encontro. Pelo lado do adversário, o contrário. Os atletas continuaram a recuar completamente as linhas, abdicando de sair a jogar ou atacar.

A equipa da AFA estava mais preocupada em defender do que em atacar, mas o 1º de Agosto procurava dominar mais a posse de bola e a ter a iniciativa do jogo. E o desfecho não podia ser diferente: o conjunto “rubro-negro” é o novo campeão nacional de futebol em sub-17.

Com este resultado, o 1º de Agosto destronou no título a Académica do Lobito, relegada agora para a 4ª posição da tabela, após perder hoje para o Petro de Luanda, por 4-2, na marcação de grandes penalidades, numa partida para definição do terceiro lugar.

Classificação:

1- 1º de Agosto (campeão)

2. AFA (vice-campeão)

3. Petro de Luanda

4. Académica do Lobito.

Premiação:

Equipa fair-play: Académica do Lobito

Melhor marcador: Osvaldo Joaquim (Petro de Luanda)

Melhor Jogador: Carlos Alberto “Messi” (Académica do Lobito)

Guarda-redes menos batido: Loureno Manuel (1º de Agosto)

Melhor árbitro: Pedro Colembe

Melhores assistentes: Zacarias Calembe e João Livongue.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.