Um seminário de refrescamento para árbitros e respetivos assistentes de futebol realiza-se de 7 a 12 de fevereiro, em Luanda, tendo em vista a época 2016, apurou hoje a Angop de fonte federativa.

De acordo com vice-presidente do Conselho Central de Árbitros de Futebol de Angola (CCAFA), Belmiro Carmelino, a ação de formação a ser coordenada pelo instrutor da FIFA, o sul-africano Carlos Henriques vai abordar várias matérias, com destaque para as regras de jogos da internacional board.

O campo de jogo, o número de jogadores e respetivo equipamento, o árbitro e assistentes, a duração da partida, o início e reinício do jogo, a bola em jogo ou fora de jogo, o golo marcado e anulado, faltas e condutas antidesportivas, grande penalidade, arremesso manual e pontapé de canto são as regras a serem abordadas pelos juízes principais e assistentes.

A International Football Association Board (IFAB) é o órgão que regulamenta as regras do futebol. Além de aprovar as leis ao longo do tempo, é a entidade que também elabora ações complementares que se aplicam as partidas e aos campeonatos.

Durante o refrescamento, os participantes terão aulas práticas e teóricas nos estádios dos Coqueiros e 11 de Novembro, com a colaboração de instrutores angolanos inscritos na Confederação Africana de Futebol (CAF), designadamente, José Sayombo, Iduluvis Dias, Leopoldo Mavunza, Figueiredo da Costa e Pedro Canombo.

A época futebolística 2016 abre no dia 07 deste mês com a disputa da supertaça de Angola entre o Recreativo do Libolo do Cuanza Sul (Campeão nacional) e o FC Bravos do Maquis do Moxico, vencedor da taça.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.