Mais de 50 jogadores estrangeiros, com predominância para a RD Congo, estarão envolvidos na 37ª edição do Campeonato angolano de Futebol da primeira divisão (GirabolaZap2016), que se inicia esta sexta-feira, na capital do país, com Benfica de Luanda e 1º de Agosto.

Segundo o presidente do Conselho Técnico Desportivo da Federação Angolana de Futebol (FAF), Nando Jordão, em declarações à Angop, este número poderá aumentar em função das inscrições dos clubes ainda em curso na instituição.

“Neste momento, das inscrições que se iniciaram em Novembro transato e terminaram na véspera da prova, podemos já registar 60 a 70 estrangeiros nas equipas, maioritariamente da vizinha República Democrática do Congo. Por isso, este número poderá aumentar significativamente e talvez melhorar o nível competitivo do Girabola”, disse o dirigente.

Acrescentou ainda que tal situação também se deve a decisão da última assembleia-geral extraordinária da FAF, que aprovou a proposta dos clubes utilizarem em simultâneos cinco jogadores estrangeiros nos jogos da principal competição futebolística do país.

Sem mencionar as demais nacionalidades, o responsável garantiu que nos próximos dias poderão já fornecer o quadro geral de expatriados que atuarão nas equipas da divisão superior.

“A julgar pelo esforço e trabalho atual da FAF e o engajamento de alguns clubes e outras ações, principalmente o processo de informatização das inscrições de todos os intervenientes do futebol, poderemos ter um campeonato melhor do que o anterior”, frisou.Os benefícios do recente acordo de transmissão televisiva entre a FAF e a estação ZAP, o suporte indireto dos custos de arbitragem, a introdução dos exames anti-doping, a obrigatoriedade da licença da CAF aos treinadores, entre outros, também mereceram referências por parte do dirigente federativo.

Na edição passada do Girabola2015, além dos congoleses, realçou-se as atuações de futebolistas zambianos, camaroneses, malianos, portugueses, senegaleses, namibianos, moçambicanos, brasileiros, cabo-verdianos e polaco. Também constam treinadores de diversas nacionalidades, estando na liderança brasileiros e sérvios, ambos com três cada.

Para a presente época, estão as equipas do Petro de Luanda, 1º de Agosto, Atlético Sport Aviação (ASA), Recreativo da Caála, 1º de Maio de Benguela, Porcelana do Cuanza Norte, Recreativo do Libolo, Académica do Lobito, Kabuscorp do Palanca, Benfica de Luanda, Progresso da Lunda Sul, Sagrada Esperança da Lunda Norte, Progresso Sambizanga, 4 de Abril do Cuando Cubango, Interclube e Desportivo da Huila.

Além do Benfica-1º de Agosto, às 18h00, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, a primeira jornada inscreve também Kabuscorp do Palanca/Recreativo da Caála do Huambo, Desportivo da Huíla/Sagrada Esperança da Lunda Norte, Interclube/Progresso da Lunda Sul e Progresso Sambizanga/Porcelana do Cuanza Norte.

O Petro de Luanda jogará com o 4 de Abril do Cuando Cubango, a Académica do Lobito receberá o Atlético Sport Aviação (ASA), Recreativo do Libolo do Cuanza Sul, campeão nacional, vai deslocar-se a Benguela para enfrentar o 1º de Maio.