O resultado final não será decisivo e não provará nada no que diz respeito à pretensão de cada uma na prova, mas poderá servir de teste psicológico para os “rubro e negros”, para medir o estado emocional do grupo, que lidera a competição com 15 pontos.

O Libolo, por sua vez, é o adversário ideal para os “militares” continuarem a mostrar que são os principais candidatos ao título, apesar do deslize no Huambo, sendo a formação do Cuanza Sul, quarta classificada com 10 pontos, outra grande concorrente ao troféu e com um plantel equiparado.

O Petro de Luanda (7/09), ainda sem a real identidade, recebe sábado o Porcelana (10/07), num confronto entre duas equipas que perderam na ronda anterior. Os “tricolores”, derrotados pelo Sagrada Esperança (0-1), continuam, com as irregularidades, sem definir o seu lugar na classificação, se é no topo, no meio ou no fundo da tabela, embora o discurso inicial seja de vencer a prova, mas da prática à teoria há uma longa distância.

Depois da derrota em casa diante do ASA (0-1), o Porcelana viaja a Luanda para pontuar e começar a “amealhar” o suficiente para manutenção no Girabola. No entanto, tendo em conta os planteis, as probabilidades de acontecer são remotas, mas o facto de pelo existir esta possibilidade cria esperanças na equipa do Cuanza Norte.

No 22 de Junho, em Luanda, o Interclube (13/06) defronta sábado o 1º de Maio de Benguela (14/05), numa partida onde os intervenientes têm obrigação de vencer para acalmar os ânimos e prolongar a permanência das equipas técnicas. Separados por um ponto, somam, já, cada três derrotas e “afundam-se” jornada após jornada.

O Kabuscorp do Palanca (3/11) e o Progresso do Sambizanga (9/8) protagonizam o derby da capital no estádio da Cidadela, num jogo onde a formação orientada por Miller Gomes é favorita, tendo em conta o nível dos jogadores, cujo objetivo é conquistar o título, ao contrário dos “Sambilas” que almejam por um lugar entre os seis melhores.

O Desportivo da Huíla, surpreendente segundo classificado com 13 pontos, desloca-se a Luanda para jogar, no sábado, com o ASA (6/09), naquela que é uma das partidas mais equilibradas da jornada.

Desde a temporada passada que os huilanos têm se mostrado perigosos, praticando um futebol atrativo, convincente e esta época melhorou em alguns aspectos, tornando-se numa ameaça para qualquer adversário. Os “aviadores” continuam a “viver” do palmarés que ostentam e não se percebe de facto qual o seu objetivo no Girabola. Depois dos títulos que conquistaram, as responsabilidades aumentaram, mas, por dificuldades financeiras ou outros motivos, teimam em lutar por lugares modestos.

Ainda no sábado vão jogar Académica do Lobito (15/4) e Progresso da Lunda Sul (12/04), enquanto Benfica de Luanda (8/09) e Sagrada Esperança (6/09) fecham a jornada apenas no próximo dia 13, devido o envolvimento dos lundas nas Afrotaças.