O Misto de futebol da Huíla em velhas guardas viaja no domingo para Portugal, onde participará na 25ª edição do torneio internacional de veteranos de Santarém, com o objetivo de conquistar o seu oitavo título.

A confirmação foi prestada esta quinta-feira, no Lubango, pelo treinador principal da coletividade, Carlos Damião, afirmando que a caravana parte no sábado para Luanda e no dia seguinte segue ao palco da competição, com o grupo motivado para reaver o título que lhe foge há nove anos.

"Nós trabalhamos bastante para podermos ter uma boa representatividade, uma vez que no ano transato conseguimos ficar no quarto lugar, prova ganha pela formação de Portugal denominada As Aves Morrem de Pé", sublinhou o treinador.

O antigo guarda-redes do Misto da Huíla disse que os atletas estão moralizados e com um pensamento vencedor, pois durante dois meses de trabalho houve muita entrega e sacrifício.

"Somos a equipa com maior número de conquistas, por isso não queremos perder este simbolismo, sendo que esta edição será a de bodas de prata. O favoritismo dos donos de casa é maior, mas os huilanos estão tranquilos e vão representar o país com dignidade", sustentou.

O torneio arranca na próxima quinta-feira (19 de maio) e será disputado em Santarém e Almeirim (Portugal).

O Misto da Huíla conquistou o primeiro título em 1997. Seguiram-se as conquistas em 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2006, num total de 15 participações.

A caravana do Misto da Huíla é composta por 17 elementos, entre jogadores e dirigentes.