Os membros da nova direção do Petro do Huambo, liderada por Anibal Rebelo de Oliveira Salumbo, foram empossados este domingo em cerimónia orientada pelo presidente da mesa da assembleia geral, Manuel de Almeida.

Durante o ato, foram igualmente empossados os vice-presidentes de direção Amílcar Mateus de Oliveira Salumbo, Ivana Alexandre Machado, José Carlos Dias Brás e Aurelho Cayumbuka, eleitos a 27 de abril, para um mandato de cinco anos.

Na ocasião, os novos responsáveis desportivos prometeram cumprir com dignidade a sua missão, promovendo o desporto nas suas diversas modalidades e escalões, no resgate da mística do clube nos próximos quatro anos.

O novo presidente, ex-futebolista de 57 anos de idade, que encabeçou uma lista única, depois de ter visto chumbada a lista do antigo vice-presidente do clube, Alberto Carlos Graças, substitui João da Reconciliação André, que comandou a formação dos alvi-negros desde 2012.

Ao intervir no ato, o vice-governador do Huambo para o setor técnico e infraestruturas Calunga Francisco Quisanga garantiu o apoio incondicional do Governo da província para que o Petro do Huambo ressurja e contribua para o desenvolvimento do desporto local e nacional num curto prazo de tempo.

Por sua vez, o diretor local da Juventude e Desporto, João Manuel Figueiredo, disse esperar da nova direção o cumprimento do seu plano de ação para que o clube volte a trilhar os caminhos do sucesso.

O Petro do Huambo existe desde 5 de janeiro de 1980, tendo surgido da fusão entre as agremiações locais do Atlético de Nova Lisboa e o Desportivo da Sonangol. O seu primeiro presidente foi Armando Machado, co-fundador do clube, e que anos mais tarde chegou a exercer o mesmo cargo na Federação Angolana de Futebol (FAF).