Pelos menos 77 elementos das velhas glórias do futebol angolano serão homenageados pelo Movimento Nacional Espontâneo com uma medalha denominada "José Eduardo dos Santos".

O ato vai decorrer no Complexo Desportivo do Progresso Associação do Sambizanga, segundo o vice-presidente do movimento espontâneo, António Fiel ‘’Didi, que prestou a informação em conferência de imprensa.

‘Didi’ Informou ainda que entre os beneficiários estão três antigos presidentes da Federação Angolana de Futebol (FAF), nomeadamente Luís Gomes dos Santos, Armando Machado e Justino Fernandes, para além do ex-secretário-geral, Carlos Bastos de Almeida ‘’Likas’’.

Constam igualmente da lista nesta primeira fase antigos árbitros, treinadores e jogadores que nas décadas de 70 e 80 deram o seu melhor para o desenvolvimento do futebol nacional.

Entre os treinadores estão Nicola Berardineli, Amílcar Silva, Eduardo Laurindo, Carlos Queirós, João Machado, Domingos Inguila e Daniel Cata, enquanto os ex-juízes são Dionísio de Almeida, Manuel Pimentel, Jorge Mário Fernandes e Lourenço Cariata, para além de uma lista extensiva de antigos praticantes.

De acordo com o dirigente, outras gerações de futebol das décadas de 90 também irão beneficiar posteriormente desta distinção que incluirá igualmente diplomas de mérito.

As antigas ‘’estrelas’’ das restantes modalidades desportivas também serão distinguidas por esta instituição, fundada em 1991, que visa difundir a imagem do Presidente da República.

Durante a atividade será disputada uma partida de futebol entre as antigas ‘’estrelas’’ do 1º de Agosto e do Petro de Luanda, como Napoleão Brandão, Garcia, Carlos Alves, Chimalanga, Julião Dias, Barros, Loth, Antoninho, Jesus, Adriano Panzo, Chico Afonso e outros..