Futebol/Angola

01-06-2017 11:18

Desacatos levam à interdição de campo ao Progresso da Lunda Sul

Clube foi punido devido ao "comportamento incorreto do público" na receção ao 1.º de Agosto.
Progresso da Lunda Sul perde patrocinador
Foto: HÉLDER DIAS

Progresso da Lunda Sul

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Federação Angolana de Futebol (FAF) puniu o Progresso da Lunda Sul, clube do Girabola, com a interdição do campo das Mangueiras, em Saurimo, por três jogos, devido ao "comportamento incorreto do público" na receção ao 1.º de Agosto.

A decisão, a que a Lusa teve hoje acesso, foi tomada pelo conselho de disciplina da FAF em função dos incidentes ocorridos na partida entre o Progresso da Lunda Sul e o 1.º de Agosto, a contar para a 13.ª jornada do principal campeonato angolano de futebol, disputada a 06 de maio e que os forasteiros venceram por 2-1.

Citando o relatório da equipa de arbitragem, o conselho de disciplina refere, na sua deliberação, que quando o 1.º de Agosto restabeleceu o empate na partida (1-1), aos 85 minutos, "logo a claque do Progresso da Lunda Sul começou a arremessar objetos contundentes para o retângulo do jogo".

"Facto este que fez com que o jogo fosse interrompido durante sete minutos. Depois de a polícia controlar a situação, o jogo recomeçou normalmente e aos 90 minutos mais seis, numa jogada de contra-ataque, o 1.º de Agosto marcou o segundo golo [2-1, vitória dos forasteiros]", lê-se.

O relatório indica ainda que a equipa de arbitragem encontrou, no final da partida, a porta do balneário arrombada e que terão desaparecido vários bens do interior.

Além da punição com a interdição de três jogos ao campo propriedade do Progresso da Lunda Sul, o clube foi ainda condenado a pagar uma multa de 5.000 dólares (4.500 euros) à FAF.

Caberá agora ao conselho técnico-desportivo da FAF indicar o local onde o clube de Saurimo vai disputar os próximos três jogos na condição de visitado.

O Girabola angolano cumpre atualmente um interregno de algumas semanas, depois de concluída a primeira volta da competição.

O 1.º de Agosto, campeão em 2016, ocupa o segundo lugar, com 33 pontos e a um do líder, o rival Petro de Luanda, enquanto o Progresso da Lunda Sul está no 13.º posto, com apenas 12 pontos conquistados nos 15 jogos disputados.

Conteúdo publicado por Sportinforma