O FC Porto terá sido burlado em cerca de 90 mil euros por grupo de cibernautas espanhóis. O esquema estendeu-se durante vários anos e abrangeu um conjunto de empresas e clubes europeus.

De acordo com o jornal 'Diário de Sevilha', para além dos dragões, também o Anderlecht caiu na armadilha montada, acabando por perder cerca de 500 mil euros, valor transferido para um banco espanhol relativo a uma transferência que nunca aconteceu.

Segundo a mesma fonte, o esquema utilizado foi o denominado 'Man in the middle', onde os prevaricadores atuam como intermediários entre duas partes, intercetando, registando e alterando dados e documentos partilhados entre as duas partes envolvidas sem que estas se apercebam.

Assim que os documentos são acedidos, os cibernautas notificam as partes de que é necessário fazer uma transferência para uma entidade bancária por eles fornecida. Assim que o valor é transferido, o mesmo é direcionado para várias outras contas, perdendo-se assim o seu rasto.

Também o jornal belga 'Het Laatste Nieuws', reportou esta informação, acrescentando que, através deste esquema, os cibercriminosos conseguiram arrecadar cerca de dois milhões de euros oriundos de várias empresas europeias, e que o valor transferido pelo Anderlecth encontra-se de momento congelado.

Entretanto as autoridades já detiveram sete suspeitos em Sevilha, cidade a partir da qual o esquema era montado, numa operação denominada "Lucus".