A Ucrânia estreou-se a ganhar no Euro2012, ao bater a Suécia por 2-1, em Kiev, com dois golos do herói Andriy Shevchenko.

Empolgada pelas bancadas do Estádio Olímpico de Kiev, a Ucrânia entrou mais pressionante e cedo tomou as rédeas do jogo. A Suécia limitava-se a fechar espaços e a espreitar o contra-ataque sempre que surgia a oportunidade.

Aos 23’ surge o primeiro lance de golo do jogo, com Shevchenko a isolar-se mas a atirar fraco e ao lado da baliza de Isaksson.

Aos 36’, Konoplyanka recebeu na esquerda, descaiu para o meio e num remate potente fez a bola passar perto do poste esquerdo da baliza defendida por Isaksson.

Os minutos finais do primeiro tempo foram mais intensos e dois minutos volvidos mais uma excelente oportunidade para a Ucrânia, com Yarmolenko a ver o defesa sueco Granqvist cortar de carrinho uma bola que se encaminhava para o fundo das redes.

Contudo, a Suécia não estava adormecida e Ibrahimovic deixou o primeiro aviso num cabeceamento ao poste. O avançado do Milan surgiu solto ao segundo poste, mas atirou ao "ferro".

Se na primeira parte houve muitas oportunidades mas os avançados não conseguiram ser bem sucedidos, logo a abrir o segundo tempo, as referências das duas equipas entraram ao serviço.

Primeiro, Ibrahimovic. O avançado sueco respondeu da melhor maneira a um cruzamento de Kallstrom e com um toque em antecipação fez o golo inaugural.

Dois minutos volvidos e Shevchenko mostrou que aos 35 anos quer brilhar neste Europeu. O cruzamento da direita de Yarmolenko é irrepreensível, Shevechenko ganhou a Mellberg e cabeceou forte e sem hipóteses para Isaksson.

O capitão ucraniano faz certamente neste Europeu a sua última aparição ao serviço da seleção e esta noite quis deixar uma marca forte: na marcação de um canto, o avançado do Dínamo de Kiev antecipou-se a toda a defesa e ao primeiro poste atirou de cabeça para o 2-1, para delírio das bancadas pintadas de amarelo e azul.

À entrada para a reta final a Ucrânia estava naturalmente por cima no jogo, mas a Suécia não deu a vitória de mão beijada.

Aos 76’, Ibrahimovic despejou uma “bomba” de fora da área, mas mesmo com as mãos a arder, Pyatov impediu o empate. A Suécia crescia no jogo na mesma proporção que começavam a faltar as forças à Ucrânia.

Apesar do esforço final, a vitória acabou mesmo por sorrir à Ucrânia, que com este triunfo encerra a primeira jornada da fase de grupos a liderar o grupo D, com três pontos e à frente de Inglaterra, França e, claro, Suécia.