Desde as 3 horas da manhã (mais três em Portugal) que cerca de 100 homens da Polícia de choque, juntamente com dois carros blindados, cercaram o antigo Museu do Índio ao pé do novo Estádio do Maracanã, local habitado por vários indígenas

O objetivo é cumprir o mandato judicial que têm em sua posse e que lhes dá o direito de tomarem o local, expulsando os índios que ali se encontram. Neste espaço, o Governo do Estado do Rio de Janeiro quer construir o Museu Olímpico.

Nesta altura, um grupo já saiu por iniciativa própria, porém outros membros da comunidade mantêm-se dentro da “aldeia”. Decorrem negociações de modo a que estes saiam de forma pacífica e seja encontrada uma solução.

Os indígenas fizeram uma proposta para sair do local de livre e espontânea vontade, contudo com a certeza de que este local e o prédio que dele faz parte serão utilizados exclusivamente para a promoção da cultura indígena.

O Governo Estadual apresentou três espaços como alternativa: um terreno em Jacarepaguá, próximo ao Hotel Curupati, o abrigo Cristo Redentor, ou ainda ao lado do barracão da Odebretch, na Rua Visconde de Niterói.

Os índios ficariam num destes três locais até que o Centro de Referência Indígena seja construído na Quinta da Boa Vista.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.